top of page
Bruxismo-Topo-Site.jpg

Bruxismo

Como identificar e tratar o problema

Tratamento

O principal objetivo no tratamento do Bruxismo é reduzir ou eliminar o hábito de ranger ou apertar os dentes e seus sintomas relacionados, buscando proteger os dentes e a saúde bucal do paciente, trazendo melhoras significativas para seu bem-estar e qualidade de vida. 
 

Entretanto, a indicação de tratamento mais eficaz passa, primeiramente, pela consulta com um profissional capacitado para diagnóstico da condição de saúde, do tipo e da severidade do Bruxismo. Com o diagnóstico em mãos, a indicação de tratamento pode variar, podendo incluir o uso de dispositivos intraorais, placas miorelaxantes ou terapias miofuncionais, até medicação ou mudanças no estilo de vida, dependendo da gravidade e das causas subjacentes do bruxismo.

Tratamento miofuncional

O que é Bruxismo

Bruxismo é uma condição em que uma pessoa involuntariamente range ou aperta os dentes, principalmente durante o sono. Embora algumas pessoas possam ranger os dentes durante o dia, o bruxismo noturno é o mais comum, podendo afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou etnia. No entanto, estudos mostram que é mais comum em adultos jovens e em mulheres.
 

As causas exatas do bruxismo não são claras, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo estresse, ansiedade, problemas de oclusão dental (mordida incorreta), apneia do sono, tabagismo e consumo excessivo de cafeína ou álcool.

Dores-na-ATM.jpg

Sintomas

Os sintomas comuns de Bruxismo incluem ranger ou apertar os dentes, dor na mandíbula, dor de cabeça, dentes sensíveis, desgaste excessivo dos dentes, rachaduras nos dentes e dor no pescoço e ombros devido à tensão muscular causada pelo problema.

Sintomas-do-bruxismo-1.jpg
Sintomas-do-bruxismo-2.jpg
Sintomas-do-bruxismo-3.jpg
Bruxismo-repirado-bucal.jpg
Bruxismo-respiracao-bucal-consequencias.jpg

Respiração Bucal vs. Bruxismo

A respiração bucal, durante o sono, causa diversos malefícios à saúde, dentre eles o bruxismo.
 

Ao respirar pela boca, o corpo humano procura alguma forma de produzir saliva e, para isso, aperta os dentes uns contra os outros ou movimenta a madíbula por diversas vezes até que o propósito seja atingido.
 

O resultado desse mau hábito miofuncional é devastador, contendo desgaste no esmalte dos dentes, dores insuportáveis e até mesmo dentes trincados ou quebrados.

Consequências do Bruxismo para a saúde e o bem-estar

Se não tratado, o bruxismo pode trazer diversos problemas, como dores de cabeça, dor na mandíbula, dentes sensíveis, desgaste excessivo dos dentes, rachaduras nos dentes, zumbido nos ouvidos e dor no pescoço e ombros. O bruxismo pode levar a problemas dentários graves, como fraturas dentárias, perda de dentes e danos às restaurações dentárias (como coroas e pontes).
 

Além disso o bruxismo pode ter outras consequências para a saúde e bem-estar de uma pessoa. Entre elas:

  • Distúrbios do sono: O bruxismo pode interferir no sono da pessoa, tanto na qualidade como na quantidade. A pessoa pode acordar várias vezes durante a noite e sentir-se cansada durante o dia

  • Problemas de saúde mental: O bruxismo pode estar relacionado a problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse. Esses problemas podem ser agravados pelo bruxismo e, por sua vez, o bruxismo pode piorar os problemas de saúde mental

  • Dores crônicas: O bruxismo pode causar dores crônicas, especialmente na região da mandíbula e do pescoço. Essas dores podem ser incapacitantes e afetar a qualidade de vida da pessoa

  • Problemas de audição: O bruxismo pode levar a problemas de audição, como zumbido nos ouvidos e dor de ouvido

  • Problemas de fala: O bruxismo pode afetar a fala da pessoa, especialmente se os dentes estiverem desgastados ou danificados. A pessoa pode ter dificuldade em pronunciar certas palavras ou frases

  • Problemas de alimentação: O bruxismo pode dificultar a alimentação, especialmente se a pessoa sentir dor ao mastigar ou ao abrir a boca

Bruxismo-consequencias-atm.jpg

Diagnóstico

Um especialista em odontologia do sono pode oferecer um diagnóstico para o tratamento do Bruxismo por meio de uma avaliação clínica, que inclui uma análise da história clínica e dos sintomas do paciente, exame físico da boca e dos dentes, além de exames complementares como radiografias, tomografias ou polissonografia, que pode ser um exame do sono que ajuda a monitorar o bruxismo durante o sono. Com base nesses resultados, o especialista pode indicar o tratamento personalizado mais adequado para o paciente.

Bruxismo-sintomas-desgaste-prematuro-dentes.jpg
Exame-do-Sono-Biologix-Una-Odontologia.jpg

Exame do Sono Biologix

Conheça o moderno exame de polissonografia que ajuda a identificar os principais distúrbios respiratórios do sono e que você faz no conforto do seu lar, sem fios e eletrodos grudados no seu corpo.

bottom of page